III ENCONTRO DE PSICOLOGIA, FENOMENOLOGIA E REALIDADE BRASILEIRA.

&

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FENOMENOLOGIA E CIÊNCIAS COGNITIVAS

Tema: Cognição, Ontologia e Antropologia Filosófica.

Universidade Federal de Uberlândia – Brasil

05/08 a 08/08 de 2014

Inscrições Abertas !!!!

Evento Gratuito

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA


COMISSÃO ORGANIZADORA


Prof. Dr. Ederaldo José Lopes 
Universidade Federal de Uberlândia


Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado em filosofia da mente e ciências cognitivas pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Uberlândia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva Experimental. Além disso, desenvolve trabalhos na área de fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia cognitiva e na área de fundamentos e medidas em psicologia. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2008-2009). É membro do conselho nato da SBP. 



Prof. Dr. Tommy Akira Goto 
Universidade Federal de Uberlândia


Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas (2007), Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). É membro-colaborador do Circulo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN) e membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH. Tem experiência docente na Psicologia, com ênfase em Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl e Edith Stein. Além disso tem atuado e pesquisado as seguintes áreas: Fenomenologia e Psicologia, Fenomenologia husserliana e steiniana, Psicologia Fenomenológica, Intervenção em Crise, Políticas Públicas e Psicologia Fenomenológica, Atuação do Psicólogo no SUAS e Psicologia e Fenomenologia da Religião.


Prof. Dr. Willian Barbosa Gomes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bacharel e Psicólogo pela Universidade Católica de Pernambuco (1971); Especialista em Aconselhamento Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977); Mestre em Reabilitação Psicológica pela Southern Illinois University Carbondale (1980); Doutor em Higher Education pela Southern Illinois University Carbondale (1983). Participou de atividades de pós-doutorado no Departamento de Speech Communication da Southern Illinois University (1995) com Richard Lanigan e no Departamento de Psicologia da Universidade de Michigan (2006), com Wilhelm J. McKeachie. Graduado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1971), havendo atuado em orquestras sinfônicas como oboista e em igrejas como regente de coro e organista. Iniciou suas atividades de docência e pesquisa na antiga Fundação Educacional, atual UNESP de Bauru, em 1973. Ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como professor de psicologia, em 1984. É reconhecido pela sua inserção em diversos campos aplicados da psicologia (clínica, organizações, orientação vocacional, hospitalar) e por assumir visão abrangente e integrada de teorias e métodos. Foi um dos introdutores da pesquisa qualitativa no Brasil e tem sido considerado um metodólogo, com articulações criativas entre critérios quantitativos e qualitativos de pesquisa. Foi fundador e primeiro coordenador do Centro de Psicologia Aplicada da atual UNESP-Bauru; foi fundador e primeiro editor de PSICOLOGIA: REFLEXÃO E CRÍTICA, foi membro da comissão de reorganização do Curso de Mestrado da PUCRS, foi um dos fundadores do Curso de Mestrado e de Doutorado da UFRGS, foi um dos autores da proposta de GTs da ANPEPP que vigora até hoje. Participou da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia, sendo conselheiro eleito por vários mandatos. Foi membro da Comissão de Especialistas em Psicologia da SESU-MEC 1995 -2002). É membro correspondente da Academia de Psicologia de São Paulo, representante no Institute of Communicology - com sede em Washington USA, membro do GT História da Psicologia - ANPEPP, ocupando a coordenação do GT entre 2006 e 2012; Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - gestão 2012-2014. Tem atuado como consultor acadêmico de programas de pós-graduação e de graduação em psicologia. É frequentemente convidado para conferências e aulas inaugurais. Seus interesses em pesquisa incluem Desenvolvimento Social e da Personalidade, Fenomenologia Experimental e Cognição, e Epistemologia e História da Psicologia.


COMISSÃO CIENTÍFICA


Profa. Dra. Marciana Gonçalves Farinha
Universidade Federal de Uberlândia

É professora Adjunta II da Universidade Federal Goiás (UFG) Campus Jataí (2011). Possui Licenciatura (1997) e Graduação em Psicologia pela universidade Federal de Uberlândia (1998). Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP em Ciências, subárea Psicologia, área de concentração Fenomenologia (2001) e Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2006) área de concentração Saúde Mental e Fenomenologia (2006). Trabalha em clínica psicológica na vertente das abordagens Fenomenológicas-Existenciais como Existencial e Gestalt com atendimento a crianças, adolescente e adulto (1999-2011). Atuação em clínica de Acompanhamento Terapêutico (1999-2011). Atendimento em Ambulatório de Saúde Mental (2000 2011) atendendo crianças, adolescentes e adultos. No Ensino Superior atuou como professora na Graduação em diversas Instituições de Ensino Público e Privado em cursos de Psicologia e outros e Pós-Graduação. Atualmente se dedica em pesquisas nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental, Tratamento e Prevenção Psicológica, Saúde Pública e Desenvolvimento Humano.


Prof. Dr. Leonardo Lana de Carvalho
Universidade Federal Vale do Jequitinhonha.

Professor Adjunto da FIH / UFVJM, Diamantina / MG, onde orienta no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas. Fez pós-doutorado no GEMAS / FMSH / CNRS (Grupo de Estudos de Análises e Métodos Sociológicos / Fundação Maison des Sciences de l' Homme / Centro Nacional de Pesquisa Científica), Universidade de Paris IV Sorbonne, contratado no quadro de um projeto da Agência Nacional de Pesquisa francêsa (ANR) - COSMAGEMS (Corpo de Ontologias para Sistemas Multi-Agentes em Geografia, Economia, Marketing e Sociologia). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Psicologia Experimental / Instituto de Psicologia / UFU / FAPEMIG tratando do problema mente-corpo (cérebro) e do naturalismo normativo (2009-2011). É doutor em Psicologia pela Universidade de Lyon II, com co-orientação em Computação pela Universidade de Lyon I (2008), tendo seu diploma reconhecido nacionalmente pela Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado em Psicologia Cognitiva e Modelagem pela Universidade Lumière Lyon II, com estágio realizado no Laboratório de Computação em Imagens e Sistemas de Informação (LIRIS Lyon I) (2004). Possui graduação em Psicologia pela UFU (2003). É membro da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e membro do grupo SyCoSMA (Sistemas Complexos & Multi-Agentes) em Lyon I, França. Foi professor contratado no Instituto de Psicologia de Lyon II, onde ministrou disciplinas de TICE (Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação), Estatística e Sistemas Multi-Agentes. Possui experiência no campo da psicologia aplicada, na área de ergonomia cognitiva (estágio realizado na Faculdade de Ciências da Computação - Laboratório de Bioinformática / UFU) e na área de psicodiagnóstico de crianças e adolescentes na perspectiva cognitiva-comportamental (estágio durante o ano de 2007, no Hospital Pierre Wertheimer, Lyon/França, ênfase em transtornos da aprendizagem). Em IES ministra ou ministrou disciplinas como: Tecnologia, Cognição e Sociedade; Informática; Neurociência do Comportamento; Processos Cognitivos; Fundamentos da Psicologia, etc. Atua na área das Ciências Cognitivas principalmente nos seguintes temas: Sistemas Cognitivos; Mente, Cultura & Cérebro; Modelagem Multi-Agentes de Sistemas Complexos; Interação Homem-Máquina; Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação; Modelagem Computacional em Ciências Humanas e Sociais.


Ms. Gustavo Alvarenga Oliveira Santos
Universidade Federal do Triangulo Mineiro


Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2001) e mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Professor Assistente da Universidade Federal do Triângulo na disciplina Teorias de Personalidade V, Humanista-Existencial. Foi Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, nas disciplinas: Psicologia Humanista-Existencial, Psicologia da Personalidade, Ciência e Psicologia, Teorias e Técnicas em Psicoterapia B e Supervisionou Estágios: Básico, Observação e Intervenção. Sua área de atuação profissional contempla: a prática psicoterápica da análise existencial, atendimento psicológico em instituições de saúde, psicologia comunitária e intervenções institucionais. Sua fundamentação teórica contempla: a psicologia fenomenológica-existencial, a pesquisa fenomenológica, a psicopatologia fenomenológica, a psicologia da saúde e suas interfaces, a sociologia e antropologia fenomenológica, e as metodologias de grupo em contextos institucionais.




Prof. Dr. Leonardo Ferreira Almada
Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto do Instituto de Filosofia e do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, MG) desde 2011. Entre os anos de 2010 e 2011, foi Professor Adjunto da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, GO). Possui Graduação (Bacharelado) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999-2002), Mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003-2005) e Doutorado em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006-2009). Em sua formação, dedicou-se especialmente à fenomenologia e à filosofia da psicologia, investigando, sob diversos prismas, o problema das relações mente-cérebro ou mente-corpo. Entre os anos de 2009 e 2011, realizou Pós Doutorado (com pesquisa sobre Neurociência Afetiva e sobre o papel das relações de interação e de integração entre processos emocionais e processos cognitivos nos processos de tomada de decisão) no Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu, tendo recebido bolsa FAPESP. Pesquisa teorias neurais e filosóficas da consciência, da autoconsciência e da autossenciência corporal (bodily awareness), no âmbito da Filosofia da Mente, Filosofia das Neurociências e Filosofia da Psiquiatria. Além de pesquisas acerca de problemas inseridos nas relações entre Neurociências e Psiquiatria (tais como a relação entre transtornos mentais e tratamento a bases de psicofármacos, tecnologias de neuroimagem e exercícios físicos), seu interesse atual consiste em avaliar o papel exercido pela corporeidade e pela percepção corporal na constituição da consciência de si (bodily self-awareness e bodily self-consciousness).